• PEDAGOGIA - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - LICENCIATURA
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU LICENCIATURA INICIO DO CURSO 08/2009 CONCEITO DO CURSO ENADE:CURSO AINDA NÃO AVALIADO CEE/AM:CURSO AINDA NÃO AVALIADO PERIODICIDADE SEMESTRAL INTEGRALIZAÇÃO 9 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA NORMAL SUPERIOR
TURNO VESPERTINO MODALIDADE PRESENCIAL MEDIADO NÚMERO DE CRÉDITOS 189 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3310 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE PRESENCIAL MEDIADO NÚMERO DE CRÉDITOS 197 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3800 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO O Curso de Pedagogia Intercultural Indígena tem como finalidade licenciar para exercício do magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como a qualificação para a gestão pedagógica em educação escolar e áreas afins. O currículo desse curso dialoga com a diversidade amazônica com enfoque na questão indígena. É ofertado na modalidade presencial modular, através do sistema IP. TV, sendo este veiculado para 52 municípios do Estado, durante os meses de janeiro, fevereiro e julho, de cada ano.
ÁREAS DE ATUAÇÃO O Licenciado formado pela UEA terá como campos de atuação: o exercício do magistério da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e gestão educacional.
PERFIL DO PROFISSIONAL Os egressos do curso deverão estar aptos a:

a) Analisar criticamente a realidade amazônica, observando as interações políticas, sociais, ambientais e econômicas, numa visão holística, com vias a identificar contradições, problemas e complexidades relativas à região amazônica;

b) Executar ações teóricas, pedagógicas e tecnológicas, em resposta às problemáticas escolares, inerentes ao contexto atual regional, nacional e internacional;

c) Assimilar os princípios da democracia participativa, com base nos princípios constitucionais e legais relativos à educação escolar e a diversidade étnica, cultural, social, de gênero, religiosa, política, econômica e à pluralidade de idéias e concepções;

d) Problematizar as relações Educação/ Escola/ Sociedade com atenção às especificidades dessas relações em diferentes contextos históricos, filosóficos, sociais e culturais, de forma a estabelecer a compreensão e valorização do sujeito histórico no processo de construção da sociedade.

SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Decreto 21.666, de 01/02/2001, autorizado pela Lei Estadual nº 2.637, de 12/01/2011.

ATO DE RECONHECIMENTO: Credenciada pela Resolução nº 006/2001-CEE/AM de 17/02/2001 e Recredenciada pela Resolução nº 159/02- CEE, de 03-12-2002.

COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
ADRIA SIMONE DUARTE DE SOUZA ASDUARTE@UEA.EDU.BR COORDENADORA