• PEDAGOGIA - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - LICENCIATURA
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU LICENCIATURA INICIO DO CURSO 08/2009 CONCEITO DO CURSO ENADE:CURSO AINDA NÃO AVALIADO CEE/AM:CURSO AINDA NÃO AVALIADO PERIODICIDADE SEMESTRAL INTEGRALIZAÇÃO 9 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA NORMAL SUPERIOR
TURNO VESPERTINO MODALIDADE PRESENCIAL MEDIADO NÚMERO DE CRÉDITOS 189 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3310 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO O Curso de Pedagogia Intercultural Indígena tem como finalidade licenciar para exercício do magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como a qualificação para a gestão pedagógica em educação escolar e áreas afins. O currículo desse curso dialoga com a diversidade amazônica com enfoque na questão indígena. É ofertado na modalidade presencial modular, através do sistema IP. TV, sendo este veiculado para 52 municípios do Estado, durante os meses de janeiro, fevereiro e julho, de cada ano.
ÁREAS DE ATUAÇÃO O Licenciado formado pela UEA terá como campos de atuação: o exercício do magistério da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e gestão educacional.
PERFIL DO PROFISSIONAL Os egressos do curso deverão estar aptos a:

a) Analisar criticamente a realidade amazônica, observando as interações políticas, sociais, ambientais e econômicas, numa visão holística, com vias a identificar contradições, problemas e complexidades relativas à região amazônica;

b) Executar ações teóricas, pedagógicas e tecnológicas, em resposta às problemáticas escolares, inerentes ao contexto atual regional, nacional e internacional;

c) Assimilar os princípios da democracia participativa, com base nos princípios constitucionais e legais relativos à educação escolar e a diversidade étnica, cultural, social, de gênero, religiosa, política, econômica e à pluralidade de idéias e concepções;

d) Problematizar as relações Educação/ Escola/ Sociedade com atenção às especificidades dessas relações em diferentes contextos históricos, filosóficos, sociais e culturais, de forma a estabelecer a compreensão e valorização do sujeito histórico no processo de construção da sociedade.

SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Decreto 21.666, de 01/02/2001, autorizado pela Lei Estadual nº 2.637, de 12/01/2011.

ATO DE RECONHECIMENTO: Credenciada pela Resolução nº 006/2001-CEE/AM de 17/02/2001 e Recredenciada pela Resolução nº 159/02- CEE, de 03-12-2002.

COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
CLAUDINA AZEVEDO MAXIMIANO CLAUDINAMAXIMIANO8@GMAIL.COM COORDENADORA