Considerando o contexto social local e universal, com as perspectivas pertinentes ao ensino e à aprendizagem de uma língua estrangeira, o referido projeto destaca alguns objetivos que permeiam e norteiam os ditames do curso de Língua inglesa, evidenciando coerência, a sistematizar no desenvolver do curso, os aspectos: perfil profissional do egresso, matriz curricular e contexto educacional.
Objetivo Geral
Desenvolver a compreensão linguística e cultural sobre a língua inglesa e ampliar a sua competência comunicativa, possibilitando uma sólida formação para o licenciado em Letras- Língua Inglesa.
Objetivos Específicos
• Assegurar o ensino da língua inglesa na perspectiva da formação docente para a realidade do ensino-aprendizagem no processo educativo das escolas brasileiras;
• Levar o aluno-aprendiz a buscar uma identidade própria de falante de uma segunda língua aprimorando suas competências;
• Compreender o uso correto das estruturas gramaticais, sentenças e construção de textos;
• Capacitar os discentes, através de um ensino significativo e interativo, e de estratégias eficientes e eficazes, a fim de desempenhar as boas práticas sociais linguísticas;
• Desenvolver a escrita e a fala de forma competente e adequada para as diversas situações comunicativas;
• Destacar informações gerais e específicas em textos;
• Assimilar e ampliar o domínio de leituras, oralidades e fluência nas interações linguísticas;
• Usar a língua inglesa em situações de diálogos, dramatizações e interações intercomunicativas;
• Construir o conhecimento sistêmico sobre a organização textual na língua inglesa, utilizando os conhecimentos aprendidos; e
• Integrar-se ao universo cultural da língua inglesa e, especificamente, ao mundo do trabalho, da pesquisa e do ensino, assegurando sua autonomia e aprimoramento profissional.
Todo egresso do Curso de Língua Inglesa deverá ter em mente que está sendo formado, especificamente, para atuar como docente nas escolas da Educação Básica, em todos os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. De forma mais ampla, o egresso também poderá utilizar o seu conhecimento sobre a língua inglesa em atividades turísticas, de tradução, e de comunicação em rádios, jornais impressos e televisão.
A Universidade do Estado do Amazonas, através do curso de segunda Licenciatura em Língua Inglesa do CEST, ao concretizar a formação do professor de Língua Inglesa e suas literaturas, prepara-o para o exercício da docência na Educação Básica, em todos os planejamentos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, bem como as atuações didáticas intra e extraescolar referentes ao uso da língua inglesa. Assim, o egresso deve ter como alvo primordial, após todas participações, discussões e atividades pedagógicas, as aplicações que seguem:
• Aumentar a construção da consciência do permanente aperfeiçoamento Profissional;
• Desempenhar um ensino de excelência na Educação Básica.
• Promover sempre estudos de forma a ampliar os conceitos aprendidos no curso e aplicá-los nas diversas situações que assim o exigirem.
• Ser falante e leitor fluente e eficaz como referência para o curso e para os possíveis alunos, confirmando suas aptidões e competências linguísticas no meio em que estiver.
• Ser um profissional sempre adiante das perspectivas sociais, econômicas e de trabalho, na percepção da dinâmica do contexto mundial e do local.
• Construir ações que primem pelas atividades interdisciplinares que articulam sempre a diversas áreas como enriquecimento educativo e cultural.
• Comprometer-se com a ética e com todos valores que consolidem informação e a formação educativa.
• Velar-se como parte indispensável na construção de uma escola diferenciada e humanitária que forma alunos na busca de sociedade igualitária.
• Trabalhar em equipe na busca de melhores ações para um trabalho educativo, social e justo.