Objetivo Geral
O curso tem por objetivo formar profissionais capacitados a exercer atividades de docência voltadas para o ensino em Computação e Informática de acordo com os princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9.394, de 20.12.1996 – LDB), que dispõe amplamente sobre a educação brasileira. Além de formar profissionais para exercer as atividades de apoio tecnológico ao ensino, nas diversas áreas do conhecimento e docência voltadas ao ensino de Ciência da Computação, nos níveis de Educação Básica e Técnico e suas modalidades ou, ainda, formação de usuários para uso de sistemas computacionais nas organizações, exercendo suas atividades com visão educacional, científica, crítica e reflexiva, de forma que, possam fazer uso de recursos computacionais como apoio no processo de ensino aprendizagem. Também visa, formar profissionais capazes de desenvolver tecnologias educacionais fazendo uso da interdisciplinaridade e introduzindo conceitos didático-pedagógicos, permitindo uma interação humano-computador apropriada para o contexto educacional.
Objetivos Específicos
Baseado nas concepções das Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Licenciatura em Computação e no objetivo geral do curso, os objetivos específicos, direcionam a formar profissionais que atendam as habilidades e competências desejáveis para a formação. Assim, os objetivos específicos do curso de Licenciatura em Computação da UEA são:
• Formar professores na área de computação capazes de fazer uso de Tecnologias da Computação e Informática aplicando à educação de maneira interdisciplinar, de forma a promover articulação, em diferentes contextos de aprendizagem, entre as mais diversas áreas do conhecimento;
• Formar educadores com capacidade de aplicar, de maneira criativa e efetiva, a computação e suas tecnologias nos processos de planejamento e gestão do ensino e aprendizagem nas escolas e nas organizações;
• Desenvolver competência para contribuir para a produção de conhecimentos e para a docência multidisciplinar e especializada na área de computação.
• Proporcionar aos seus acadêmicos uma sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação, de maneira que possam ser capazes de desenvolver Tecnologias Educacionais aplicando conceitos pedagógicos e interdisciplinares.
• Possibilitar a formação de profissionais com competências para desenvolver, avaliar, qualificar e validar produtos e serviços de computação e tecnologias educacionais aplicando concepções pedagógicas adequadas, de maneira que ofereçam soluções computacionais inovadoras, contextualizada e significativa às necessidades das organizações.
• Despertar nos seus acadêmicos uma visão crítica e reflexiva, estimulando a criatividade e investigação científica com compromisso ético e responsabilidade com os problemas sociais e culturais.
O profissional Licenciado em Computação terá como principal ambiente de trabalho escolas públicas ou privadas, que trabalham com ensino básico, técnico e suas modalidades; Empresas de desenvolvimento e pesquisa voltadas a tecnologias educacionais; Ou organizações, fazendo parte de equipes de elaboração de materiais instrucionais, objetos de ensino-aprendizagem ou treinamento para uso de tecnologias da informação.
Quanto à área de atuação, o Licenciado em Computação estará apto para atuar como:
• Professor da área de Computação, em escolas públicas ou privadas, nos níveis de educação básica e técnica e suas modalidades;
• Professor de apoio no uso de softwares educacionais para as mais diversas áreas do conhecimento em atividades de laboratório;
• Responsável pelas atividades de informática educacional nas escolas;
• Analista consultor visando ao apoio à tomada de decisões, considerando o contexto educacional e organizacional, os recursos e possibilidades de aplicação da tecnologia da informação;
• Gestor de tecnologias educacionais, visando o planejamento e gerência dos processos educacionais e de tecnologia da informação, estabelecendo-se os critérios de seleção de recursos de forma integrada às necessidades dos indivíduos e das organizações;
• Analista de domínio para a modelagem de conhecimento e automação de processos de ensino e aprendizagem em ambientes educacionais, de educação corporativa, de produtos e serviços de educação assistida por computador;
• Analista e projetista de sistemas para o levantamento de requisitos, modelagem, especificação, projeto, implementação, validação, implantação e manutenção de sistemas de automação no domínio educacional;
• Analista de suporte de ambientes e sistemas computacionais para apoio à solução de problemas educacionais em contextos organizacionais, educacionais e profissionais.
O curso de Licenciatura em Computação da UEA tem o perfil do egresso baseado no parecer CNE/CES 136/2012 que trata das DCN dos cursos de Computação e na Resolução CNE/CP nº. 1/2002, que institui as DCN para a formação de professores da Educação Básica. Assim, o profissional formado no curso Licenciatura em Computação da UEA deve atender um perfil geral da Área de Computação e um perfil específico da Licenciatura em Computação.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES No 136/2012 o curso de Licenciatura em Computação assegura a formação de egressos dotados:
1. do Conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
2. da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao entendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
3. da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
4. da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região aonde atua, do Brasil e do mundo;
5. da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
6. da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
7. da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas;e
8. da capacidade de atuar no mundo globalizado do trabalho.
Perfil Específico do Egresso
Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, espera-se que os egressos dos cursos de licenciatura em Computação, além de atenderem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecido por meio da Resolução CNE/CP no 1/2002:
1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando o ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações;
2. Possuam capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, visando o ensino-aprendizagem assistidos por computador, bem como nas interações de educação à distância;
3. Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;
4. Entendam o contexto social no qual a construção de Software é praticada, bem como os efeitos dos projetos de software na sociedade;
5. Entendam os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações;
6. Entendam a importância da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.