Objetivo Geral
Com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil CNE/CES n.º 11, de 11 de Março de 2002, o curso de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – EST/UEA, tem por objetivo geral formar engenheiros com capacidade de desenvolvimento intelectual generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do Curso de Engenharia Civil são:
a. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais direcionados à engenharia civil;
b. Conceber, projetar, analisar e conduzir sistemas, produtos, processos e experimentos, assim como interpretar os resultados de tais projetos e experimentos;
c. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos, manutenção de sistemas e serviços referentes a engenharia civil, assim como avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
d. Saber identificar, formular e resolver os problemas que surgirem de engenharia fazendo uso e/ou desenvolvendo novas ferramentas e técnicas;
e. Saber comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica, assim como saber atuar em equipes multidisciplinares com compreensão e aplicação da ética e da responsabilidade profissionais;
f. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental, avaliando a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
g. Capacitar seus egressos para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar e supervisionar as atividades profissionais referentes à geomática, hidrologia, hidráulica, geotecnia, construção civil, saneamento, transporte e meio ambiente.
No âmbito geral, o exercício da profissão de profissionais de Engenharia e suas atribuições profissionais estão definidos no art. 7o da Lei n° 5.194/66, e para efeito de fiscalização do exercício profissional às diferentes modalidades da Engenharia, a Resolução 218 do CONFEA de 29 de junho de 1973 designa as seguintes atividades:
01. Supervisão, coordenação e orientação técnica;
02. Estudo, planejamento, projeto e especificação;
03. Estudo de viabilidade técnico-econômica;
04. Assistência, assessoria e consultoria;
05. Direção de obra e serviço técnico;
06. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
07. Desempenho de cargo e função técnica;
08. Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão;
09. Elaboração de orçamentos;
10. Padronização, mensuração e controle de qualidade;
11. Execução de obra e serviço técnico;
12. Fiscalização de obra e serviço técnico;
13. Produção técnica especializada;
14. Condução de trabalho técnico;
15. Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
16. Execução de instalação, montagem e reparo;
17. Operação e manutenção de equipamento e instalação;
18. Execução de desenho técnico.
As competências e habilidades entendidas como essenciais a serem desenvolvidas no decorrer do Curso de Engenharia Civil para atender o perfil profissional têm como referência as indicadas na Resolução CNE/CES Nº 11/2002, art. 28, são:
a) trabalhos topográficos e geodésicos;
b) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de edifícios, com todas as suas obras complementares;
c) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das estradas de rodagem e de ferro;
d) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras de captação e abastecimento de água;
e) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de obras de drenagem e irrigação;
f) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras destinadas ao aproveitamento de energia e dos trabalhos relativos às máquinas e fábricas;
g) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras relativas a portos, rios e canais e das concernentes aos aeroportos;
h) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras peculiares ao saneamento urbano e rural;
i) projeto, direção e fiscalização dos serviços de urbanismo;
j) a engenharia legal, nos assuntos correlacionados com as especificações das alíneas “a” a “i”;
k) perícias e arbitramento referentes à matéria das alíneas anteriores
O profissional egresso do Curso de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas EST/UEA é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilida
de técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
A formação deste profissional está dividida em duas partes, onde a primeira é o perfil comum, cuja formação é generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade; e a segunda o perfil específico, onde a compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos, segundo MEC.