Engenharia Mecânica
GRADUAÇÃO - BACHARELADO

Sobre o Curso

Objetivo Geral

Formar profissionais qualificados, para atuação nas áreas do campo da Engenharia Mecânica.

Objetivos Específicos

Consiste dos seguintes atributos:

• Formar profissionais capazes de identificar, desenvolver e implementar sistemas de natureza mecânica, através do projeto, do planejamento, da elaboração e da supervisão de processos, em consonância com normas e padrões nacionais e internacionais;
• Formar profissionais capazes de elaborar, executar, supervisionar e gerenciar projetos de: máquinas e sistemas eletromecânicos, máquinas e sistemas hidrotérmicos, sistemas mecatrônicos, estruturas mecânicas móveis e estáticas e de instalações industriais que construam e operem tais dispositivos;
• Formar profissionais capazes de coordenar equipes de operação e manutenção de máquinas, sistemas e equipamentos industriais;
• Formar profissionais aptos a otimizar técnica e economicamente máquinas, dispositivos, sistemas e processos de produção e de operação industriais.

Para que tais objetivos sejam alcançados, deverão ser mandatárias as seguintes características de natureza metodológica:

• Ensino centrado no aluno e voltado para os resultados do aprendizado;
• Ênfase na solução de problemas de engenharia e na formação de profissionais adaptáveis à evolução do estado da arte;
• Incentivo ao trabalho em equipe e à capacidade empreendedora;
• Capacidade de lidar com os aspectos sócio e políticos-ambientais; e
• Enfoque multidisciplinar e interdisciplinar.

Áreas de Atuação

O exercício da profissão de Engenheiro, e do Engenheiro Mecânico estão regulamentadas pela resolução 218 do CONFEA de 29 de junho de 1973.

No caso do Engenheiro Mecânico as atividades se aplicam no âmbito de todas as industrias porque em todas elas existem máquinas.

As atividades designadas para o exercício profissional da engenharia são listadas a seguir:

• Supervisão, coordenação e orientação técnica;
• Estudo, planejamento, projeto e especificação;
• Estudo de viabilidade técnico-econômica;
• Assistência, assessoria e consultoria;
• Direção de obra e serviço técnico;
• Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
• Desempenho de cargo e função técnica;
• Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
• Elaboração de orçamentos;
• Padronização, mensuração e controle de qualidade;
• Execução de obra e serviço técnico;
• Fiscalização de obra e serviço técnico;
• Produção técnica especializada;
• Condução de trabalho técnico;
• Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
• Execução de instalação, montagem e reparo;
• Operação e manutenção de equipamento e instalação; e
• Execução de desenho técnico.

Em relação ao mercado de trabalho, cresce o número de empresas que contratam engenheiros mecânicos.

As empresas de reciclagem e as indústrias que se preocupam com o reaproveitamento de materiais também oferecem oportunidades a o Engenheiro Mecânico.

Os segmentos de controle de processos, que demandam conhecimento de alta tecnologia, e de processos, valorizam cada vez mais o engenheiro mecânicos. Os cuidados com a natureza também impulsionam a procura pelo especialista, que está envolvido com o tratamento de resíduos das indústrias.

Perfil Profissional

A definição do perfil do profissional a ser formado pelo Curso de Engenharia Mecânica da UEA baseou-se nas Diretrizes Curriculares que no seu Art. 3º determina que ”o Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade”.

O egresso do Curso de Engenharia Mecânica da UEA deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-científica e profissional que esteja capacitado a desenvolver, aprimorar e difundir desde os conhecimentos básicos da Engenharia Mecânica, incluindo a produção e a utilização de métodos computacionais avançados aplicados, passando por serviços, produtos e processos relativos à indústria Mecânica, materiais e correlatas até novas tecnologias em áreas como a biomecânica, materiais compostos e de proteção à vida humana e ao meio ambiente; que esteja capacitado a julgar e a tomar decisões, avaliando o impacto potencial ou real de suas ações, com base em critérios de rigor técnico-científico e humanitários baseados em referenciais éticos e legais; que esteja habilitado a participar, coordenar ou liderar equipes de trabalho e a comunicar-se com as pessoas do grupo ou de fora dele, de forma adequada à situação de trabalho; que esteja preparado para acompanhar o avanço da ciência e da tecnologia em relação à área e a
desenvolver ações que aperfeiçoem as formas de atuação do Engenheiro Mecânico.
O perfil planejado do Engenheiro Mecânico formado na Escola Superior de Tecnologia da UEA contempla:

• Sólida formação básica e profissional;
• Sólida formação humanística, social, ética e ambiental para o exercício de sua cidadania;
• Capacidade para resolver problemas concretos, modelando situações reais, promovendo abstrações adequando-se a novas situações, e integrando conhecimentos multidisciplinares;
• Capacidade de elaboração de projetos e de proposição de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares;
• Capacidade de desenvolver e absorver novas tecnologias;
• Capacidade de conceber novas aplicações tecnológicas com criatividade e espírito crítico;
• Capacidade de comunicação oral, escrita e gráfica;
• Capacidade de liderança para o trabalho em equipes em sua formação profissional;
• Capacidade de autoaprendizagem;
• Consciência da necessidade de contínua atualização profissional.

A estrutura curricular do curso definida neste projeto assume que o profissional egresso é o Engenheiro Mecânico, no âmbito de materiais, processos mecânicos, sistemas termo-hidráulicos e sistemas energéticos.

É considerando, porém, a atual Res. no. 1010/2007, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), no artigo em que trata da extensão de atribuições de áreas afins, que este projeto também assume que a formação completa do engenheiro mecânico, nas suas duas áreas de concentração, pode se completar pelos modos:

1. Retorno do aluno a outro curso de graduação em engenharia da EST/UEA – caso em que este deseja agregar conhecimentos em nível de graduação e atribuições junto ao sistema CONFEA/CREA; e

2. Por pós graduação, quando o aluno, além da agregação de novas atribuições no sistema CONFEA/CREA, deseja elevar seu nível de conhecimentos em nível científico e/ou profissional, em cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, mestrado profissional ou especialização.
Não obstante, compete ao curso no nível de bacharelado, e esta é uma diretriz mestra da UEA, agregar base científica e tecnológica aos seus graduados, integrando-os em atividades de iniciação cientifica ou em projetos orientados; com isso, capacitando-os aos estudos avançados.

Início do Curso
03/2002
Ato de Criação
Absorvido pela UEA 01/08/2002, nos termos do Estatuto da UEA, art. 8, §4º, ratificado pelo Decreto Nº 24.788, publicado no DOE de 30-12-2004; Resolução Nº 44/2012-CONSUNIV, DOE de 26/12/2012, pub. diversas, pg. 7.
Ato de Reconhecimento
Portaria MEC nº 999, 12 de julho de 1993, publicada no DOU de 13/07/1993.
Coneito ENADE
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Conceito CEE/AM