Graduar o Licenciado em Geografia com sólidos conhecimentos na área, capaz de perceber a atual dinâmica das transformações pelo qual o mundo passa, com as novas tecnologias, com os novos recortes de espaço e tempo, com as complexas interações entre as esferas do local e do global – que afetam profundamente o cotidiano das pessoas, e procurar caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar esta realidade dinâmica.
O Licenciado terá um amplo ambiente de atuação, a saber: docência em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância de geografia; atuar em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresas próprias ou prestando consultoria.
O Licenciado deverá ser dotado de competências e habilidades gerais para:
a) Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
b) Articular elementos empíricos e conceituais concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
c) Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
d) Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
e) Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico;
f) Propor e elaborar projetos de pesquisa e de intervenção no âmbito da área de atuação da Geografia;
g) Utilizar os recursos da informática;
h) Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico;
i) Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;
j) Realizar e interpretar pesquisas científicas;
k) Elaborar e executar projetos, prestar assessoria, na sua de competência;
l) Produzir tecnologias e assumir um papel crítico, inter-relacionando ciência, tecnologia e sociedade, com ênfase na região Amazônica.