Matemática
GRADUAÇÃO - LICENCIATURA

Sobre o Curso

O Licenciado em Matemática a ser formado pela UEA deverá: dominar as idéias e os conceitos matemáticos; desenvolver a arte de investigar em Matemática; desenvolver a compreensão quanto aos aspectos históricos e sociológicos ligados à evolução da Matemática; conhecer os processos de construção de conhecimento matemático; fazer a reflexão crítica sobre a prática do educador e ser capaz de buscar, compreender e aplicar novas idéias e novas tecnologias ao Ensino da Matemática; criar, planejar e preparar materiais de apoio para buscar a valorização da pluralidade sociocultural do Amazonas, estabelecendo a conexão entre a Matemática e os temas transversais; conhecer os meios tecnológicos e utilizá-los no ensino da Matemática.

Áreas de Atuação

O Licenciado em Matemática está apto para trabalhar como professor de instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atuar em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresas próprias ou prestando serviços de consultoria.

Perfil Profissional

O Licenciado em Matemática deverá ser dotado das seguintes competências e habilidades gerais:

a) Dominar os conteúdos básicos de Matemática objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

b) Atuar na Educação Básica, (Ensino Fundamental e Ensino médio), com a visão de seu papel de educador;

c) Estabelecer objetivos, identificando e apropriando-se dos meios tecnológicos adequados para uma ação educativa competente no ensino da matemática;

d) Pautar sua atuação por princípios da ética democrática, colocando a Matemática a serviço: da dignidade humana, da justiça, do respeito mútuo, da participação, da responsabilidade, do diálogo e solidariedade, para atuação como profissional e como cidadãos;

e) Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus discentes, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;

f) Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes;

g) Contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;

h) Compreender a necessidade do continuo aperfeiçoamento profissional, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.

Início do Curso
08/2005
Ato de Criação
Decreto 21.963, de 27/06/2001, com nomenclatura de Ciências, ratificada para Matemática através da Lei Delegada nº 42, de 29/07/2005, publicada no DOE na mesma data.
Ato de Reconhecimento
Resolução nº 63/2008-CEE, datada de 19/08/2008, publicada no DOE de 12/02/2009, que reconheceu o Curso funcionando nos três Centros de Estudos Superiores: Parintins, Tabatinga e Tefé. Em Manaus o Curso encontra-se com Reconhecimento Provisório através da Resolução nº 104/2007-CEE, de 18/09/2007, publicada em 03/10/2007.
Coneito ENADE
3
Conceito CEE/AM
4