O Licenciado em Matemática a ser formado pela UEA deverá: dominar as idéias e os conceitos matemáticos; desenvolver a arte de investigar em Matemática; desenvolver a compreensão quanto aos aspectos históricos e sociológicos ligados à evolução da Matemática; conhecer os processos de construção de conhecimento matemático; fazer a reflexão crítica sobre a prática do educador e ser capaz de buscar, compreender e aplicar novas idéias e novas tecnologias ao Ensino da Matemática; criar, planejar e preparar materiais de apoio para buscar a valorização da pluralidade sociocultural do Amazonas, estabelecendo a conexão entre a Matemática e os temas transversais; conhecer os meios tecnológicos e utilizá-los no ensino da Matemática.
O Licenciado em Matemática está apto para trabalhar como professor de instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atuar em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresas próprias ou prestando serviços de consultoria.
O Licenciado em Matemática deverá ser dotado das seguintes competências e habilidades gerais:
a) Dominar os conteúdos básicos de Matemática objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
b) Atuar na Educação Básica, (Ensino Fundamental e Ensino médio), com a visão de seu papel de educador;
c) Estabelecer objetivos, identificando e apropriando-se dos meios tecnológicos adequados para uma ação educativa competente no ensino da matemática;
d) Pautar sua atuação por princípios da ética democrática, colocando a Matemática a serviço: da dignidade humana, da justiça, do respeito mútuo, da participação, da responsabilidade, do diálogo e solidariedade, para atuação como profissional e como cidadãos;
e) Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus discentes, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
f) Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes;
g) Contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;
h) Compreender a necessidade do continuo aperfeiçoamento profissional, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.