Pedagogia - Licenciatura Intercultural Indígena
GRADUAÇÃO - LICENCIATURA

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia Intercultural Indígena tem como finalidade licenciar para exercício do magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como a qualificação para a gestão pedagógica em educação escolar e áreas afins. O currículo desse curso dialoga com a diversidade amazônica com enfoque na questão indígena. É ofertado na modalidade presencial modular, através do sistema IP. TV, sendo este veiculado para 52 municípios do Estado, durante os meses de janeiro, fevereiro e julho, de cada ano.

Áreas de Atuação

O Licenciado formado pela UEA terá como campos de atuação: o exercício do magistério da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e gestão educacional.

Perfil Profissional

Os egressos do curso deverão estar aptos a:
a) Analisar criticamente a realidade amazônica, observando as interações políticas, sociais, ambientais e econômicas, numa visão holística, com vias a identificar contradições, problemas e complexidades relativas à região amazônica;

b) Executar ações teóricas, pedagógicas e tecnológicas, em resposta às problemáticas escolares, inerentes ao contexto atual regional, nacional e internacional;

c) Assimilar os princípios da democracia participativa, com base nos princípios constitucionais e legais relativos à educação escolar e a diversidade étnica, cultural, social, de gênero, religiosa, política, econômica e à pluralidade de idéias e concepções;

d) Problematizar as relações Educação/ Escola/ Sociedade com atenção às especificidades dessas relações em diferentes contextos históricos, filosóficos, sociais e culturais, de forma a estabelecer a compreensão e valorização do sujeito histórico no processo de construção da sociedade.

Início do Curso
08/2009
Ato de Criação
Decreto 21.666, de 01/02/2001, autorizado pela Lei Estadual nº 2.637, de 12/01/2011.
Ato de Reconhecimento
Credenciada pela Resolução nº 006/2001-CEE/AM de 17/02/2001 e Recredenciada pela Resolução nº 159/02- CEE, de 03-12-2002.
Coneito ENADE
Conceito CEE/AM